quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mãe é ser humano

Tenho eu aprendido com a maternidade que, por mais que nós mães quisermos, nunca seremos só mães.
Explico.
A cada dia aceito mais que além de mãe - cargo que foi atribuído a mim pela natureza e por mim mesma numa escala um tantinho mais complexa - sou ser humano.
Ser humano mesmo, daqueles normais e as vezes nem tanto, sabe?
E tendo isso quase que resolvido dentro de mim, me permito ser mais humana nas ações que envolvem o Isaac.
Hoje, por exemplo, me permito responder a alguns infinitos porquês da cria com um belo e real NÃO SEI.
Isso.
Se eu não sei a resposta, digo que não sei.
(lógico que depois vou que nem uma louca procurar a resposta pra dar pra ele, me deem um desconto pois sou ser humano e não uma estátua maciça em ferro)
Se acho que é cedo demais pra discutir certos assuntos com ele, não enrolo, não invento historinha, digo que quando ele crescer vai entender tal assunto.
Tenho exposto com mais frequência minhas fraquezas.
Se o cansaço é realmente grande, explico, e peço que me deixe esticar as pernas por 20 minutos.
E dia desses, diante de um acontecimento muito triste, precisando eu colocar tudo pra fora, me permiti chorar. Chorar como uma criança.
E Isaac viu.
E veio ele me dar colo.
Alisar meu rosto e abraçar apertado.
Perguntou sobre meus motivos e respeitou quando eu disse que não queria passar toda aquela tristeza pra ele.
Ficou preocupado, dormiu de mãos dadas comigo.
E não perguntou mais sobre isso.
Lógico que não vou ficar chorando na frente dele. Até porque não faz parte do meu show.
Mas é bom saber que posso.
E é bom ensinar pra ele que eu não sou um super herói... ou um tipo e tirano invencível...
Certo?

...

7 comentários:

Mari Mari disse...

Ta certa. Certissima. Nem todo porque tem resposta. Alguns demandam pesquisa (e dependendo, vc pode pesquisar junto com ele!). E também eh importante expor as fraquezas, quando necessario. E pedir desculpas quando precisa.
Ta certa, to contigo e nao abro.

Chris Ferreira disse...

Oi Carol, ótimo assuntomtratado com omnímodo que é sua caracterísca.
É importante mostra pros filhos que somos humanas com nossas fraquezas, sentimos, erros, acertos, defeitos, qualidades, bom senso, maluquices e tudo o mais.
Adorei.
Beijos
Chris
@InventandoMamae

Renata disse...

Vc está certa, Carol. Filhos precisam ter ao lado pessoas reais, até para que eles entendam que nós tb sentimos tristeza, frustração...faz parte.
Fique bem, tá?? beijo grande

Maria Thereza Pinel disse...

Muito bom, como sempre (ai, como eu estava com saudades daqui!).

Engraçado né, como de vez em sempre nosso lado mãe tem essa obsessão em ser perfeita, e ai muitas vezes entramos em conflito com o nosso lado ser humano. A verdade é que temos que achar um equilíbrio, e mais do que lembrar que nós somos humanos, lembra que os filhos também o são! =D

Eu só não deixo a Lara me ver chorando ainda se não ela abre o berreiro e a preocupação dura mais de dias (sei porque foi assim com o tio, imagina com a mãe aqui!)

Celi disse...

Verdade Carol! Mãe é ser humano! Mãe tem inúmeras virtudes, defeitos e sentimentos. Muitos sentimentos diários que oscilam constantemente. Importante para a formação e aprendizado dos nossos filhos saberem que choramos, ficamos tristes, comovidas, emocionadas, felizes, angustiadas...
Tudo com certa moderação para que compreendam pelo menos uma parcela, sem afetar tanto o coração deles. Não é mesmo?
Vale ser como qualquer pessoa, sincera e expor o que pensamos... Uma forma de conhecerem mais e mais quem é a mãe deles. Isso une, aproxima...
Beijos

Flávia Brito disse...

Certíssimo, afinal de contas os filhos precisam ter consciência de que os pais não são perfeitos. Assim, não se frustrarão tanto quando perceberem que nenhum ser humano é perfeito e até mesmo os super heróis têm seus pontos fracos. Beijos!!!

Milene diiirce disse...

Eu choro, peço desculpas, coisas q muitas mães não fazem. Nossos filhos precisam de modelos reais. O papel de mutantes invencíveis a gnt deixa pra TV.
Bjokas da diiirce

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails